ORCHIDACEAE

Epidendrum geniculatum Barb.Rodr.

Como citar:

Pablo Viany Prieto; Tainan Messina. 2012. Epidendrum geniculatum (ORCHIDACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

NT

EOO:

98.102,391 Km2

AOO:

44,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

espécie ocorre na Mata Atlântica, nos estados do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina (Barros et al., 2011). Segundo Docha-Neto e Baptista (2005) a espécie ocorre em elevações que variam entre 300 e 800m.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Pablo Viany Prieto
Revisor: Tainan Messina
Categoria: NT
Justificativa:

<i>Epidendrum geniculatum</i> é uma espécie que habita florestas em altitudes intermediárias ao longo de um trecho razoavelmente extenso da costa Atlântica do Brasil, entre o Espírito Santo e Santa Catarina. Entretanto, o habitat da espécie vem declinando em extensão e qualidade em alguns locais, principalmente nas cidades de Florianópolis e Rio de Janeiro, devido a uma série de fatores como a expansão urbana, a incidência de incêndios, entre outras. Além disso, <i>E. geniculatum</i> ocorre em menos de 10 situações de ameaça. Assim, é possível suspeitar que a espécie venha a ser ameaçada de extinção em um futuro próximo.

Perfil da espécie:

Obra princeps:

O grupo Racemosae, representado por E. geniculatum Barb. Rodr., E. henschenii Barb. Rodr. e E. proligerum Barb. Rodr., apresenta inflorescência em racemo, porém a base não é envolvida por brácteas conspícuas. Epidendrum geniculatum e E. henschenii fazem parte da Aliança E. coronatum, que possui como características: o caule indiviso e a inflorescência pendente ou nutante (Stancik; Goldenberg; Barros, 2009)

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Sim

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Floresta ombrófila densa (Barros; Rodrigues; Batista, 2009). Floresta Ombrófila Densa Submontana (Stancik; Goldenberg; Barros, 2009)
Habitats: 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane
Detalhes: Espécie epífita de crescimento cespitoso. Floresce entre julho e setembro (Docha-Neto; Baptista, 2005). Epífita, ereta (Stancik; Goldenberg; Barros, 2009). Coletada com flores em abril e junho, e com frutos em março e julho (Stancik; Goldenberg; Barros, 2009)

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
​(VU) Vulnerável na Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004) e na Lista vermelha da flora do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).
Ação Situação
4.4 Protected areas on going
​A espécie ocorre na Reserva Particular do Patrimônio Natural de Rio das Pedras (Bocayuva, 2005)